sábado, 30 de janeiro de 2010

Os Sinais

PROSSEGUEM PREPARAÇÕES PARA O TERCEIRO TEMPLO...

    Com um turbante na cabeça e uma túnica azul claro com filetes de prata, encontra-se um homem numa loja da velha Jerusalém ao lado de rolos de linha branca presos a máquinas de costura. Uma pintura com os sumo sacerdotes realizando um sacrifício animal ao lado do Primeiro Templo mostra a função desta sala.
    Ontem mesmo o Instituto do Terceiro Templo começou a preparar a construção do Terceiro Templo no Monte Moriah, em Jerusalém, o local onde se encontram o Domo da Rocha e a mesquita El Aksa, ao inaugurar um estúdio que manufactura vestes sacerdotais.
    Depois de o rabi chefe Shlomo Riskin, ele próprio um levita ser medido para a sua própria série de vestes levitas, Aviad Jeruffi, o alfaite, toca na sua viola o "Ascendendo ao Monte do Templo" em forma de celebração.
    As vestes sacerdotais nunca mais foram usadas depois da destruição do Segundo Templo pelos romanos no ano 70 d.C. e não podem ser funcionais até que um terceiro templo seja construído.
    Os sacerdotes levitas descendiam directamente de Arão, irmão de Moisés, e são reconhecidos como tal pelo Instituto desde que os seus avós paternos observassem a tradição. Hoje, possuem responsabilidades religiosas. Em tempos antigos, eles realizavam os deveres mais importantes dentro do templo.
    Cerca de um terço dos mandamentos da Torah (a Lei) não poderão ser cumpridos sem um templo, incluindo as obrigações dos levitas.
    Porém, um Terceiro Templo parece ainda um sonho volúvel com implicações assustadoras para muitos, visto que tanto um santuário, o Domo da Rocha, como a mesquita El Aksa, que é a terceira estrutura mais sagrada do Islão estão presentemente sobre o Monte do Templo.
    O director do Instituto do Templo, o rabbi Yehuda Glick, assume contudo acreditar que os muçulmanos poderão não estar contra a construção do templo. "Já temos alguns muçulmanos que estão secretamente em contacto connosco" - assegura o rabi.
     Adianta ainda o rabi que quando o templo for construído, os levitas terão de vestir as roupas apropriadas para cumprir as suas obrigações.
    Cada fato completo inclui um turbante, calças de túnica e cinto, e são costurados peça a peça a um custo de cerca de 2.500 shekels (aprox. 500 Euros).
    Foram necessários várias anos de intensas pesquisas para criar as vestes de acordo com a Lei judaica.
    Fio especial de linho foi importado da Índia e foram necessárias várias viagens ao exterior para se obter as cores correctas para as vestes, incluindo várias idas a Istambul para obter minhocas da montanha das quais se consegue obter a verdadeira cor carmesim.
    O segredo da correcta tonalidade azul da púrpura tinha sido perdido desde a destruição do Segundo Templo, visto que se tinha perdido a identidade do chilazon, o caracol de onde era extraído, até ter sido identificado recentemente como o murex trunculus, um molusco gastrópode produtor da púrpura encontrado perto do Mar Mediterrâneo.
    "O Templo não é uma mensagem só para o povo judeu. Ele reúne o mundo inteiro à volta de uma casa central de oração. Todos os profetas dizem que no final dos tempos todas as nações virão a Jerusalém e tomarão parte na construção do Templo" - afirma Glick.
Certamente os sinais são claros...
Shalom, Israel!
Publicada por Shalom em 7/02/2008


Terça-feira, Dezembro 04, 2007


INSTITUTO DO TEMPLO PREPARA COROA PARA O NOVO SUMO SACERDOTE

    O Instituto do Templo (Temple Institute) em Jerusalém anunciou esta semana que completou a coroa de ouro maciço que a Bíblia ensina dever ser levada pelo sumo sacerdote quando no cumprimento dos seus deveres no Templo - relatou a agência Israel National News.
    A preparação da coroa fez com que artistas seguissem escrupulosamente durante mais de um ano as instruções registadas na Bíblia, textos sagrados judaicos e diversas fontes históricas.
    A coroa ficará exposta na parte velha da cidade de Jerusalém até à altura em que o Terceiro Templo for construído no Monte do Templo e a casta sacerdotal de Israel reassumir as suas funções no local.
    O Instituto do Templo tem desde há décadas estado a preparar as roupagens e os artigos necessários para o dia em que o Terceiro Templo for reedificado.
    O Rabi Chaim Richman, director do Instituto do Templo, informou a agência noticiosa que a próxima tarefa será completar os projectos arquitectónicos para o Terceiro Templo, incluindo as projecções dos custos e os esquemas e detalhes das partes eléctricas e das canalizações.
    Impressionante? Nem tanto, para quem acredita que está próximo o momento em que o sonho dos judeus se irá finalmente concretizar, ao fim de 2 mil anos de espera...
Shalom, Israel!
Publicada por Shalom em 12/04/2007
http://www.shalom-israel-shalom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário