sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CULPA

CULPA


Valdemilson Liberato
    Ao homem foi dada a liberdade para o pecado. Pecar é desobedecer a Deus. Contudo, foi o próprio Deus que criou o homem com o atributo da volição, mas não do pecado. O pecado surgiu como atributo da reivindicação do homem pela escolha pessoal e a escolha, atributo da liberdade do homem. Assim sendo, toda escolha leva ao homem duas possibilidades diante de Deus: dependência ou independência. Além disso, Deus, também, capacitou o homem com o discernimento, e o orientou quanto à melhor escolha a ser tomada – vida, na plena dependência de Deus, contudo, este optou pela sua total independência de escolha - morte, por isso são indesculpáveis quando transgridem em suas escolhas. Ao ser livre para escolher na sua independência de Deus, o homem se angustia pela impossibilidade da não escolha e pelas conseqüências das más escolhas. Assim, no homem, desenvolve-se uma sensação interna de mal-estar proveniente do sentimento de transgressão denominado, muitas vezes, por ele de culpa.
    Esta é um das sensações mais constantes que assola o homem-sem-Deus na sua existência, até mesmo os que dizem conhecê-Lo. Todavia, para os verdadeiros discípulos do Senhor Yeshua, torna-se impossível o compartilhar desse sentimento, pois pela Graça da metanoia, se santificaram na Verdade e passaram a viver em amor, o que é antagônico à sensação de culpa.
    O sentimento de culpa que assola o homem sem conversão, esta atrelado ao egocentrismo que o determina por suas escolhas. Assim é que, como o apóstolo Pedro antes do dia de pentecoste, apesar de poder estar constantemente perto do Mestre, na hora "H", o homem que não se converteu ao Senhor, nega-o três vezes.

Shalom.

Liberato

Nenhum comentário:

Postar um comentário