quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

AVIVAMENTO ou AVIVAUMENTO?


AVIVAMENTO  ou AVIVAUMENTO?
"Conheço as tuas obras"... (Ap 3)
Será que podemos aplicar essa admoestação do Senhor para alguns de nós, líderes "laudiceanos" contemporâneos? 
Esses de agora também parecem abastados por sua humilde soberba, confortados pela doce arrogância de um poder eclesiástico que lhes são conferidos (apóstolos, bispos, pastores, diáconos), sadios em suas obras pseudo piedosas de "esmolas missionárias", ricos no investimentos em pregações profissionais carismáticas e prioridade nas construções patrimoniais de templos confortáveis.
Com isso, atraem e empilham, cada vez mais e mais, rebanhos de inocentes ovelhas em seus redis, mas que permanecem desnutridas por falta de alimento sólido, que perecem sedentas da verdade, famintas da misericórdia de ajuda social, desamparadas de amor e descuidadas de pastoreio.
Desta forma, sem o cuidado necessário, muitas dessas ovelhas perecem, algumas fogem para outros pastos e se perdem, outras permanecem resistindo fielmente mas definhando progressivamente em seus cercados.
"Precisamos de avivamento!" - Essa é a palavra de ordem. 
Mas como ter avivamento se nos sentimos sadios e se dizemos: "Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta".(Ap3.17)
Realmente, como disse Jesus: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes;"(Mc 2.17)
Segundo o grande evangelista norte-americano, Billy Graham: "Avivamento é o Espírito Santo enchendo um corpo preste a se tornar um cadáver".
Charles Finney definiu assim um avivamento: 
"Avivamento é a renovada convicção de pecado e arrependimento, seguida de um intenso desejo de viver em obediência a Deus. É a entrega da vontade a Ele em profunda humildade".
Mas então, se não estamos doentes, se nada disso nos cabe, será que podemos supor que o que se concebe como necessidade atual é um "avivaumento" para nossas igrejas?
"Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia."( Hc 3.2)
                                                                      Valdemilson Liberato

Graça e Paz
Liberato.