sábado, 23 de abril de 2011

QUE PÁSCOA ESTAMOS COMEMORANDO?

    Embora a  festa cristã da Páscoa tenha origem judaica, o seu significado tornou-se diferente de sua origem. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo alem da Páscoa representar a libertação de todos os que estavam separados de Deus pelo pecado, restaurados pela morte e ressurreição de Cristo, vai também assimilar, em sua comemoração, elementos pagãos através da alegoria de "morte-vida" , representados pela transição do inverno-primavera onde, Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera, era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat. 
    Segundo o Livro do Êxodo, Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas, todos os primogênitos egípcios seriam exterminados, mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
    A Bíblia institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: "Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua" .
    Contudo, em grande parte dos países cristãos, é costume na Páscoa a troca de ovos e coelhinhos de chocolate. No entanto, esse tipo de comemoração não é citado na Bíblia. Então de onde vem esse costume? Basta um pouco de curiosidade para descobrir que este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos a deusa da fertilidade Ishtar ou Astarte. Na primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre da deusa Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou o planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.
    Eostre era a "grande deusa mãe" saxônica da Alvorada, da Luz Crescente da Primavera e o Renascimento da Vegetação. Era conhecida pelos nomes: Ostare, Ostara, Ostern, Eostra, Eostur, Austron e Aysos. Esta Deusa estava também associada a lebres, coelhos e ovos.


    Segundo a Lenda, Eostre encontrou um pássaro ferido na neve. Para ajudar o animalzinho transformou-o em uma lebre, mas a transformação não processou-se completamente e o coelho permaneceu com a habilidade de colocar ovos. Como agradecimento por ter salvo sua vida, a lebre decorou os ovos e levou-os como presente para a Deusa Eostre. A Deusa maravilhou-se com a criatividade do presente e, quis então, compartilhar sua alegria com todas as crianças do mundo. Criou-se assim, a tradição de se ofertar ovos decorados na Páscoa, costume vigente em nossos dias atuais.
    Os ovos são símbolos de fertilidade e vida. Uma tradição antiga dizia que se deveria pintar os ovos com símbolos equivalentes aos nossos desejos. Mas, sempre um dos ovos deveria ser enterrado, como presente para a Mãe Terra.
   Por fim, depois de tudo o que foi dito acima, acredito que podemos ao menos perguntar: que Páscoa é essa que estamos participando e ensinando aos nossos filhos a comemorar? Por que não há o interesse, na maioria das Igrejas Cristãs, de esclarecer aos seus membros, a origem pagã desses costumes que nada tem a ver com o verdadeiro sentido da Páscoa e com a pessoa do nosso Senhor Yeshua (Jesus)? 
   Como disse o profeta Oséias:
   “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. (Oséias 4. 6)